Repetindo iniciativa de pleitos anteriores, jornal buscar conscientizar eleitor a eleger candidatos da Região
O TodoDia lança hoje a campanha do Voto Regional, com o objetivo de conscientizar o eleitor a votar em candidatos a deputado da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e de tornar útil seu voto, elegendo o maior número possível de deputados tanto estadual quanto federal, aumentando a representatividade da Região na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional, em Brasília.
“É uma campanha suprapartidária que visa ampliar o nosso quadro de deputados. Quanto maior o número de eleitos, maior a nossa representatividade, maior é a possibilidade de os municípios obterem recursos, maior será a nossa região metropolitana”, defendeu o presidente do TodoDia, Roberto Romi Zanaga.
Zanaga foi o criador da campanha, lançada pela primeira vez em 1998. À época, o jornal circulava em cinco cidades (Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia). O objetivo era o mesmo, votar em candidatos da região, e o resultado foi um sucesso. Por estas cidades, foi eleito um deputado estadual (Vanderlei Macris, do PSDB) e um suplente de federal (Francisco Sardelli, do então PFL, que assumiu a cadeira na Câmara Federal mais tarde). Na eleição anterior, em 1994, nenhum candidato da Região havia sido eleito.
Agora, com a circulação ampliada para toda a RMC, Zanaga acredita que é possível potencializar o número de eleitos. “Esta campanha se faz ainda mais importante para o desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), tendo mais representantes trabalhando por ela”, complementou.
A campanha, que começa hoje, terá peças publicitárias que estimulam a votação nos candidatos a deputado estadual e federal da RMC. “O voto não pode ser desperdiçado, é importante que os eleitores, daqui a quatro anos, saibam em quem votaram. Nosso objetivo é estimular este hábito de cidadania das pessoas, fazendo com que a quantidade de votos da Região lhe dê representatividade ao eleger mais candidatos da nossa Região”, considera.
Segundo o diretor de Redação do TodoDia, Delvino Antonio Nunes, além das peças publicitárias, a cobertura editorial do jornal, de forma ampla, apartidária e isenta, permite aos leitores e eleitores conhecerem os candidatos e suas propostas. “Nós já estamos publicando reportagens dos candidatos. Vamos ampliar mais o espaço até a eleição para que o nosso leitor possa conhecer todas as propostas e votar no candidato que ele considerar o melhor, o mais preparado, o que ele acredita que irá defender os interesses da nossa Região. Este é o nosso papel, que já surtiu efeito em outras eleições e que estamos, novamente, retomando neste momento histórico do País tão importante pois vai eleger os nossos governantes para os próximos quatro anos”, declarou Nunes.
Para o gerente de projetos especiais do TodoDia, Paulo Zimmermann, o voto regional é algo de extrema importância, uma campanha cidadã de interesse de todos. “Quando o cidadão tem consciência da função do deputado, ele não desperdiça seu voto, não vota branco ou nulo, e também não vota fora de sua região”, considera.
Para ele, a quantidade de votos brancos e nulos existentes atualmente mostra que os cidadãos estão generalizando as más ações de alguns parlamentares e deixam de votar nos candidatos ao achar que seu voto não faz diferença.
Zimmermann considera ainda que a distância dos parlamentares de seu eleitorado também torna inviável as cobranças por parte dos eleitores. “Por este motivo se deve estimular esta campanha. Ao ter acesso ao candidato, as pessoas podem cobrá-lo e, no próximo pleito, o candidato só terá êxito se fizer um bom trabalho”, afirmou.
Para Zimmermann, o TodoDia tem um papel importante na mídia regional, mostrando as propostas dos candidatos, dando espaço para todos apresentarem suas ideias, para que a população possa conhecer a proposta de cada candidato. “A dificuldade principal que a população encontra é de conhecer o candidato e o TodoDia garante essa oportunidade. Quando ela tem acesso a isso, dificilmente se engana ao votar”, afirma.
Zanaga reitera a necessidade de conscientização, que seja amplamente difundida, principalmente em Campinas, a capital da RMC, cidade que tem grande potencial de voto, que está muito disperso. “É um ato de cidadania ter uma representatividade maior, da qual as pessoas possam cobrar empenho, que saiba o que acontece na sua cidade, na sua região, as ações mais urgentes. Não é errado a pessoa votar em candidatos de outras cidades, mas é preciso que busque qualidade na escolha dos seus candidatos e a proximidade vai permitir cobrá-lo sempre”, ponderou.
A campanha é suprapartidária, aberta a todos os meios de comunicação e entidades que também defendem a importância do voto regional. De acordo com o Zimmermann, o TodoDia vai disponibilizar as artes da campanha para que os interessados confeccionem os materiais de divulgação. Para participar, devem entrar em contato pelo e-mail pz@tododia.com.br.
Fonte: TodoDia
Nenhum comentário:
Postar um comentário