O transporte público vai ter prioridade
José Serra aposta no transporte coletivo. Investiu R$ 23 bilhões num amplo programa de expansão do Metrô paulistano e modernização da CPTM, a companhia de trens metropolitanos. É o maior valor já destinado no país para ampliar e modernizar o sistema de transporte coletivo.
No final do ano, o governo do estado, concluindo o trabalho impulsionado por Serra, cumprirá a meta de entregar à população a primeira fase do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, destinado a aperfeiçoar a eficiência e a qualidade dos serviços de transporte público em São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
Nas visitas que fez recentemente a Belo Horizonte, Goiânia e Porto Alegre disse que na Presidência da República ampliará linhas atuais ou construirá metrô para melhorar o sistema de transporte e a qualidade de vida dos trabalhadores. No Rio de Janeiro, onde realizou caminhada em Bangu, após uma viagem de trem de 40 minutos, disse que a melhor opção é transformar trens urbanos em metrô.
Em São Paulo, o programa "Expansão SP" beneficiará 20 milhões de pessoas com a redução de 25% do tempo médio das viagens e aumento de 55% do número de passageiros do Metrô e CPTM. Quando sua primeira etapa estiver concluída, no final de 2010, a rede sobre trilhos com qualidade de metrô terá passado de 60 km no início de 2007 (hoje já são 66 km) para 240 quilômetros.
Além de aumentar e melhorar a rede de transporte, o "Expansão SP" está gerando 40 mil empregos diretos e outros milhares de indiretos. Por se tratar de um plano de desenvolvimento integrado, favorece a circulação das pessoas por meio do transporte público, estimulando a abertura de novas frentes de comércio, empregos e renda.
Fonte: Site Oficial José Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário