Das 10 melhores estradas do Brasil, 10 estão em São Paulo
São Paulo tem todas as 10 melhores estradas do Brasil. Quem confirma é a Confederação Nacional do Transporte (CNT), que a cada ano pesquisas as principais rodovias nacionais. E não é só isso: o Estado tem nada menos que 18 das 20 melhores estradas do Brasil.
Isso é trabalho do PSDB, de Mario Covas e de Geraldo Alckmin, que lançaram o novo padrão de concessões de rodovias. Quem tem boa memória vai lembrar: antes das concessões, as estradas eram um perigo, cheias de buracos e sem qualquer infraestrutura. Agora todo mundo conhece o padrão de qualidade paulista.
No ranking da CNT está o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, concedido em junho de 2009, seguido da ligação São Paulo - Limeira (rodovias dos Bandeirantes e Washington Luís) e do Sistema Anchieta-Imigrantes.
A pesquisa da CNT não é a única que garante a qualidade das estradas em São Paulo. A Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado) verificou que 95% dos que usam as estradas estão satisfeitos com as concessões paulistas e outros 89% afirmaram que a iniciativa privada é a melhor opção para a administração das rodovias.
São Paulo tem 35 mil quilômetros de estradas pavimentadas: 22 mil estaduais, 1.050 federais e 12 mil de estradas viscinais. Do total de vias sob a responsabilidade do Estado, 5.6 mil km, ou seja, 16% estão com as concessionárias.
O projeto de concessões acertou ao passar a administração e a manutenção das estradas para empresas. Assim, o governo concentra investimentos e esforços em áreas como saúde, educação e segurança. Isso o Geraldo conhece, afinal, como vice-governador de Mario Covas foi coordenador do Programa Estadual de Desestatização, exatamente o programa que decidiu pelas concessões. Estão aí as premiações das estradas para comprovar como ele acertou.
Fonte: Coligação Unidos por São Paulo
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