sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
NOVOS RUMOS PARA CAMPINAS?
A respeitada jornalista Rose Guglielminetti publicou em sua página na internet, o Blog da Rose, o anúncio dos nomes dos novos secretários que irão compor a Administração do prefeito interino de Campinas, Pedro Serafim (PDT). O destaque especial e surpreendente fica para a análise e comentários da jornalista a respeito dos nomes e seus padrinhos políticos: "O mais curioso é que Clélio Leme é homem indicado por Cândido Vacareza do PT. E é esse deputado que tem trabalhado como um interlocutor de Serafim em Brasília. (...) A proximidade entre Vacareza e Serafim deve causar constrangimento dentro do PT, partido que tem dito a quatro ventos que a cassação do mandato de Demétrio Vilagra (PT) foi um golpe. (...) Já Verusca é ligada ao pagadeiro e vereador Netinho de Paula, do PCdoB". Com esses nomes e seus respectivos padrinhos para compor a equipe de governo, o prefeito interino de Campinas começou mal, muito mal...
sábado, 24 de dezembro de 2011
MENSAGEM DE NATAL
"Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz." É chegado o momento em que Deus oferece ao Mundo o seu maior presente: seu filho, Jesus, que veio para salvar toda a humanidade. Que o verdadeiro espírito do Natal esteja sempre vivo e cada vez mais presente em cada um dos nossos corações!
Desejo a todos um maravilhoso e abençoado FELIZ NATAL!
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
A TODOS UM FELIZ NATAL!
Feliz Natal para todos os meus amigos e amigas que estiveram presentes e ausentes para aqueles que estão à distância, compartilharam e viveram todos os momentos, bons e ruins, de conquistas, vitórias e derrotas, de alegrias e tristezas, me ajudando e incentivando nessa luta constante e permanente, chamada VIDA! Muito obrigado por tudo!
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
A FAVOR DE CAMPINAS
Demétrio Vilagra (PT) foi cassado com 29 votos favoráveis ao impeachment. A Câmara Municipal de Campinas não fez nada mais, absolutamente nada mais, que cumprir com a sua obrigação. Aliás, há muito tempo os atuais vereadores vinham apenas se omitindo e fazendo vista grossa frente a todas as evidentes suspeitas escandalosas que reinavam tranqüilamente na cidade. É muito triste, ver nesse instante, muitas pessoas e principalmente alguns tucanos comemorando como se tivessem ganhado na loteria. Campinas deveria estar de luto e o mesmo trabalho de limpeza e depuração deve ser feito no Governo do Estado de São Paulo, onde há muito avanço e trabalho sério, mas também graves suspeitas e indícios de irregularidades, como no caso do Metrô. Todo nosso reconhecimento ao Ministério Público e a imprensa.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
FHC DESEJA FELIZ NATAL E FELIZ 2012
A mensagem de Natal e ano novo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
A CÂMARA E O CONTINUÍSMO DAS REELEIÇÕES
Terça-feira, 20 de dezembro de 2011. A Câmara Municipal de Campinas novamente entra na pauta do dia e todos os holofotes voltam seu foco para o Poder Legislativo. Começa hoje a sessão histórica que definirá os rumos da cidade de Campinas com o início da leitura do relatório da Comissão Processante que poderá cassar o mandato do Prefeito Demétrio Vilagra (PT). E qualquer outra decisão contra a cassação será o fim de qualquer resquício de moralidade que ainda possa pairar sobre os representantes do povo.
Vamos acompanhar... Mas o que quero destacar hoje mesmo é a excelente matéria da jornalista Milene Moreto publicada no último domingo (18) no jornal Correio Popular sobre o cenário viciado no Poder Legislativo. Brilhante e precisa a entrevista com o cientista político da Puc-Campinas, Pedro Rocha Lemos. Não sou contra a reeleição. Entretanto, sou ferrenho defensor de uma reforma política em que os mandatos no Poder Legislativo, seja ele, municipal, estadual ou federal seja limitado, por exemplo, a uma reeleição consecutiva como manda a Constituição para o Poder Executivo. Sem dúvida, as sucessivas reeleições são as responsáveis diretas pela criação da "profissão político" e a conseqüente falta de renovação. O continuísmo é prejudicial para uma maior e melhor representação popular. Um parlamentar que há 12, 16, 20 anos ou mais exerce mandatos consecutivos, perde o contato com o mundo real, desde freqüentar uma fila de banco, uma padaria para saber quanto custa o preço do pãozinho até circular pelas vias e conhecer as dificuldades dos congestionamentos. São exemplos concretos e muito simples, que servem de reflexão. Como um político pode representar bem e trabalhar para melhorar a vida das pessoas quando ele próprio desconhece a realidade? Acredito que a oxigenação e o "retorno" para o mundo real após dois mandatos consecutivos, sem dúvida poderá trazer contribuições relevantes para uma melhor representação. Tanto para o povo, quanto para os Poderes Legislativos. Recomendo a leitura da entrevista completa e termino com uma frase relevante do professor: "A falta de oxigenação tem relação direta com uma espécie de corresponsabilidade de eleitores que mantêm esses vereadores. A população elege e depois se distancia do político. Na hora do voto, preferem escolher nomes conhecidos, como se fossem marcas registradas da política". O ano de 2012 está aí e com ele uma nova oportunidade de mudar essa triste realidade se aproxima com as eleições municipais. Pense nisso, ouse e renove!
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
TRANSPORTE PÚBLICO
O Repórter Record deste domingo (18) mostrou o caos do transporte público brasileiro. De uma forma muito particular e especial a vergonhosa situação caótica e de flagrante desrespeito em São Paulo nos trens da CPTM e no Metrô. Superlotação, descontrole, alto preço são apenas alguns itens, para não destacar a rotineira interrupção imotivada do serviço sem prestar qualquer satisfação aos usuários - trabalhadores que são verdadeiras vítimas do descaso público. Coincidentemente, ainda ontem, testemunhei uma situação dessas. Em pleno domingo, o trem da CPTM que fazia o trecho entre Francisco Morato e Jundiaí simplesmente comunicou aos usuários que não seguiria viagem. Que gestão desastrosa é essa? Onde estão os responsáveis, Dr. Geraldo Alckmin? Chega a ser temerário o anúncio da pretensão de estender a operação dos trens da CPTM até a região de Campinas. Para quem não dá conta do recado de cumprir com suas obrigações na malha existente, ampliar as operações com essa atual gestão e prestação de serviço nada mais representa do que a vontade de provocar transtornos. Como diz o ditado, aparentemente, querem "criar dificuldades para vender facilidades". No caso dos ônibus, qualquer semelhança não será mera coincidência. Para quem quiser conferir a reportagem completa, segue o link: http://noticias.r7.com/reporter-record/2011/12/14/reporter-record-mostra-o-caos-do-transporte-publico-brasileiro/ Vamos divulgar!
domingo, 18 de dezembro de 2011
sábado, 17 de dezembro de 2011
NOTA OFICIAL: INFÂMIA
O texto integral na nota divulgada por Fernando Henrique Cardoso:
Infâmia
A infâmia, infelizmente, tem sido parte da política partidária. Eu mesmo, junto com eminentes homens públicos do PSDB, fomos vítimas em mais de uma ocasião, a mais notória das quais foi o “Dossiê Cayman”, uma papelada forjada por falsários em Miami para dizer que possuíamos uma conta de centenas de milhões de dólares na referida ilha. Foi preciso que o FBI pusesse na cadeia os malandros que produziram a papelada para que as vozes interessadas em nos desmoralizar se calassem. Ainda nesta semana a imprensa mostrou quem fez a papelada e quem comprou o falso dossiê Cayman para usá-lo em campanhas eleitorais contra os tucanos. Esse foi o primeiro. Quem não se lembra, também, do “Dossiê dos Aloprados” e do “Dossiê de Furnas”, desmascarado nestes dias?
Na mesma tecla da infâmia, um jornalista indiciado pela Polícia Federal por haver armado outro dossiê contra o candidato do PSDB na campanha de 2010, fabrica agora “acusações”, especialmente, mas não só, contra José Serra. Na audácia de quem já tem experiência em fabricar “documentos” não se peja em atacar familiares, como o genro e a filha do alvo principal, que, sem ter culpa nenhuma no cartório, acabam por sofrer as conseqüências da calúnia organizada, inclusive na sua vida profissional.
Por estas razões, quero deixar registrado meu protesto e minha solidariedade às vítimas da infâmia e pedir à direção do PSDB, seus líderes, militantes e simpatizantes que reajam com indignação. Chega de assassinatos morais de inocentes. Se dúvidas houver, e nós não temos, que se apele à Justiça, nunca à infâmia.
São Paulo, 15 de dezembro de 2011
Fernando Henrique Cardoso
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
PARABÉNS SOBERANO!
São Paulo Futebol Clube completa 76 anos de seu renascimento.
O uniforme nº 2 do Tricolor surgiu em 1932. A primeira taça de campeão do time é de 1931 e se encontra atualmente no Memorial do Morumbi. O uniforme nº 1 e o emblema são-paulino nasceram em 25 de janeiro de 1930. O próprio nome do clube, em verdade, surgiu até antes: Jornais anteriores a essa data, ao divulgarem nota sobre a pretendida reunião de fundação, já anunciavam o título da futura agremiação: São Paulo Futebol Clube.
Deste modo, não é de se estranhar que para se comemorar os 76 anos da nova vida do Tricolor e o dia de 16 de dezembro de 1935 sejam necessárias algumas digressões. Nascido em berço de ouro proveniente de ex-sócios, jogadores e dirigentes do CA Paulistano e da AA das Palmeiras, o São Paulo se iniciou nos gramados em 1930, com um grande elenco apelidado Esquadrão de Aço.
Entretanto, por desavenças políticas - internas e externas (veja o capítulo "Breve Fim", em http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/a-historia-do-spfc/floresta/) - aquela primeira fase de vida do Tricolor chegou ao fim. Porém, não o São Paulo em si. O sonho de manter o ideal de são-paulinidade não se extinguiu. Que é um clube se não um ideal compartilhado por um mesmo conjunto de homens?
Justamente estes homens, Manoel do Carmo Meca, Cid Mattos Viana, Francisco Pereira Carneiro, Éolo Campos, Manoel Arruda Nascimento, Izidoro Narvaes, Francisco Ribeiro Carril, José Porphyrio da Paz, Eduardo Oliveira Pirajá, Frederico Antônio Germano Menzen, Francisco Bastos, Sebastião Portugal Gouvêa (tio de Marcelo Portugal Gouvêa), Dorival Gomes dos Santos, Deocleciano Dantas de Freitas e Carlos A. Azevedo Salles Júnior, se reuniram a 16 de dezembro de 1935 na Rua Onze de Agosto, 9-A, no escritório do Dr. Silva Freire, às 20h00 para a fundação do atual São Paulo Futebol Clube.
A continuidade atribuída pelos fundadores da segunda fase está demonstrada no registro da própria ata de fundação, quando o presidente Manoel do Carmo Meca prometeu que "os membros da diretoria não mediriam sacrifícios para que o Pavilhão Tricolor voltasse a tremular glorioso nos campos esportivos do Brasil, elevando cada vez mais o nome do São Paulo Futebol Clube, cognominado o Esquadrão de Aço".
O novo São Paulo cresceu e se agigantou partindo do zero, em termos patrimoniais. Daquele clube que nasceu forte e vigoroso somente os ideais e fé restaram. A fé que o batizou e que tornou possível sair de uma sala de porão apertada e alugada a qual se chamou de sede, a primeira sede do Tricolor, em 1936, ao gigante do Morumbi, estádio que já fora o maior recinto particular para jogos de futebol do mundo e ainda hoje é o maior do Brasil.
Parabéns São Paulo Futebol Clube. "Dentre os grandes, és o primeiro"... E também és o mais jovem!
(Fonte: http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/sao-paulo-fc/2011/12/16/76-anos-de-fe-e-conquistas/)
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
AGORA VAI?
O governo federal anunciou que o leilão para a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília será em 5 de fevereiro de 2012 na Bolsa de Valores de São Paulo. O edital lançado hoje será publicado na edição extra desta noite do Diário Oficial da União. De acordo com o edital, as recomendações do TCU (Tribunal de Contas da União) de ampliação dos valores mínimos foram recebidos pelo governo, mas não chegaram à soma apontada pelo tribunal. Os valores mínimos para concessão estipulados pelo governo foram R$ 3,4 bilhões para Guarulhos, R$ 1,5 bilhão para Campinas e R$ 582 milhões para Brasília. Esses são os valores mínimos de critérios para os lances dos interessados. Os vencedores pagarão anualmente um percentual mínimo para o fundo nacional de aviação civil. Em Brasília, o percentual a ser pago é de 2%, em Viracopos é de 5% e, em Guarulhos, 10%. Os prazos de concessão vão variar conforme o aeroporto. Para Campinas, serão 30 anos, Brasília, 25 anos e Guarulhos, 20 anos (Fonte: UOL - http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/12/15/leilao-de-concessao-dos-aeroportos-de-guarulhos-viracopos-e-brasilia-sera-em-5-de-fevereiro.jhtm).
Até que enfim, um avanço importante, significativo e fundamental para a solução dos problemas de infra-estrutura que já devia ter sido realizado há muito tempo no Brasil.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
MENSALÃO
Está no UOL. De acordo com o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), o mensalão terá prescrição de penas antes do fim do julgamento. É inacreditável, a Justiça conhecer os crimes, os responsáveis, estar ciente da iminência da prescrição dos crimes e não fazer absolutamente nada para acelerar o processo e julgá-lo. Isso sim é uma vergonha, um absurdo! E agora nesta situação, onde estão os falsos moralistas oportunistas (inclusive a imprensa) para cobrar agilidade do Poder Judiciário e bradar contra a impunidade? (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/poderepolitica/ricardo_lewandowski.shtml)
E A POLÊMICA CONTINUA...
A campanha intensiva e oportunista que alguns órgãos de imprensa querem construir a respeito do aumento do salário dos vereadores, não passa de uma artificial tempestade em copo d'água.
Quem dera essa mesma imprensa mostrar a mesma ferocidade e empenho na divulgação de casos concretos de corrupção e desvios de dinheiro público. No caso Sanasa, essa mesma imprensa sempre encobriu e protegeu os envolvidos, assim como fez nas denúncias envolvendo a Assembleia de SP, a EMDEC, o transporte fretado e a UNICAMP e tantas outras.
Por quê será, hein?
E agora, tentam atacar os vereadores que, insisto, apesar de imoral pelo desempenho e omissão que são marcas da atual legislatura, somente cumpriram uma regra Constitucional. Não divulguem somente as fotos, e-mails, telefone e os votos dos vereadores. Divulguem os nomes, e-mails e telefones dos deputados responsáveis por criar a regra Constitucional, que foi aplicada, dentro da lei, pelos vereadores de Campinas.
Nessa linha de atuação e manipulação, não é só a atitude dos vereadores que deve deixar o campineiro com nojo...
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
IMORAL AUMENTO LEGAL
E para marcar o retorno, nada melhor que a discussão em torno da polêmica sobre o projeto de lei que aumentou o salário dos vereadores de Campinas em 126%.
O projeto que aumentou o salário dos vereadores só é válido a partir da próxima legislatura e segue a Constiuição Federal, que estipula que, em cidades com mais de 500 mil habitantes, o vereador possa receber o equivalente a até 75% do salário pago a um deputado estadual.
Sinceramente, protestar contra a regra Constitucional é chover no molhado.
A população deve sim protestar, estar mais preocupada e vigilante para exigir dos parlamentares uma produção legislativa relevante que seja proporcional aos vencimentos aprovados, no sentido de atender às reais demandas e melhorar a vida das pessoas que vivem na nossa cidade de Campinas.
Para oferecer honrarias, sugerir nomes de logradouros públicos e deixar de fiscalizar o Poder Executivo (uma das principais obrigações constitucionais do Poder Legislativo), como fez a ampla maioria dos atuais vereadores desta legislatura, qualquer salário é uma afronta ao cidadão campineiro.
A PRIVATARIA TUCANA
Está hoje no Correio Popular, publicada no Correio do Leitor, minha opinião a respeito do livro que promete fazer revelações "bombásticas" sobre as privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Compartilho aqui, na íntegra:
"A Privataria Tucana". A sinopse do livro lançado por um jornalista diz que a obra "faz uma denúncia vigorosa do que foi a chamada Era das Privatizações" capitaneada pelo PSDB e promete bombas. O fato é um só: o PSDB ficou 8 anos no governo federal com FHC; o PT de Lula, com Dilma deve completar 12 anos. Se estava tudo errado ou existissem suspeitas de irregularidades por quê não "consertaram" ou até mesmo reestatizaram o que foi privatizado?
Ainda não li, mas a "obra", aparentemente, não passa de conversa fiada...
O RETORNO
Depois de um longo período de dedicação integral aos estudos, retorno ao blog para compartilhar minhas idéias e opiniões, provocar o debate e estimular discussões.
Assinar:
Postagens (Atom)